ARAGÃO, berço da Rota Mariana

Como é que nasce esta Rota Mariana? E porquê? Deve-se ao facto de muitos peregrinos que se dirigiam a Lourdes (França) passarem primeiro por Saragoça para visitar a Basílica del Pilar e depois fazeremo mesmo com Torreciudad. Venha conhecerestes dois santuários milenares, origem da Rota Mariana.

 

A Rota Mariana é um itinerário de fé e cultura que une os santuários de El Pilar, Torreciudad, Montserrat, Lourdes e Meritxell, destacados templos marianos localizados dos dois lados dos Pirenéus. 

Através de diversas etapas é facilitada a visita a os cinco santuários na mesma peregrinação, proporcionando ao peregrino e viajante uma inesquecível experiência seguindo as pegadas de Maria e percorrendo lugares cheios de beleza arquitetónica e natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas, qual é a sua verdadeira origem? A resposta están o antigo caminho mariano «El Pilar-Torreciudad-Lourdes» que os peregrinos já faziam há séculos. Muitos deles, depois de visitarema Basílica del Pilar de Saragoça, iam a Torreciudad antes de passarem para França e se dirigirem a Lourdes. A concretização deste trajeto deu lugar à Rota Mariana que hoje conhecemos com os cinco santuários. O projeto, que nasceu de acordo com um âmbito religioso, tenta conferir uma dimensão turística à rota promovendo o cariz histórico, natural e patrimonial das regiões onde se encontram os santuários.

El Pilar (Saragoça) e Torreciudad (Huesca), santuários irmãos e origem da Rota Mariana juntamente com Lourdes (França).

 

A forma mais habitual e comum de percorrer a Rota Mariana é de carro, mota ou autocarro, tanto particularmente como através de uma agência de viagens ou em grupo.

 

Visite Turismo de Aragón Turismo de Aragón