TORRECIUDAD, ponto de partida

O Santuário de Torreciudad fica num ponto estratégico que facilita numerosas visitas através de fáceis e belos percursos. Este centro de peregrinação internacional é o ponto de partida para a zona de Aragão mais natural e diversa. Desta terra surgem maravilhosas paisagens naturais, vales infinitos, as aldeias mais belas de Espanha, complexos medievais, igrejas românicas…Está à espera de quê?

 

Torreciudad, ponto de partida

 

A 24 km de Barbastro (Huesca, Espanha), aos pés dos Pirenéus, fica o Santuário de Torreciudad. Situado no cimo de uma montanha e rodeado de um meio natural de grande beleza, o conjunto monumental proporciona uma vista espetacular. Trata-se de um dos principais pontos de interesse de Aragão, o segundo lugar de peregrinação mais visitado depois da Basílica del Pilar.

A sua localização é perfeita para fazer diferentes visitas e passeios já que fica no meio de três comarcas de elevado valor natural, monumental e paisagístico: Ribagorça, Sobrarbe e Somontano.

Ribagorça

Ribagorça situa-se num território privilegiado, aos pés dos elevados cumes dos Pirenéus. Proporciona uma mistura incrível de impressionantes paisagens rodeadas de natureza selvagem. Com um património monumental riquíssimo, trata-se de uma das zonas com um dos maiores valores turísticos de Aragão. Graus, Roda de Isábena, Obarra, o Parque Natural Posets Maladeta o uo templo budista de Panillo são apenas outros exemplos de «visitas imprescindíveis».

Graus – Roda de Isábena – Mosteiro de Obarra – Parque Posets Maladeta – Templo budista de Panillo

 

Somontano

A segunda comarca, Somontano, está muito ligada a Torreciudad, entre outras coisas porque São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador da Opus Dei e impulsionador da construção do novo santuário, nasceu em Barbastro. Natureza, história, sabores e aventura são as características mais destacadas desta zona. Alquézar, uma das aldeias mais bonitas de Espanha, é um dos lugares a destacar. A Serra de Guara com os seus espetaculares desfiladeiros e paisagens, Barbastro e a sua magnífica catedral e os vinhedos, as adegas (enoturismo) e a gastronomia completam este fabuloso conjunto de pontos de interesse.

Barbastro – Alquézar – Serra de Guara – Enoturismo

Sobrarbe

A terceira comarca que rodeia o santuário, Sobrarbe, não é menos espetacular e relevantedo que as outras. Aqui encontra-se o Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, um dos espaços naturais e paisagísticos mais importantes de Espanha. Esta comarca, que faz fronteira com França e é local de passagemem direção a Lourdes, inclui outradas aldeias mais bonitas de Espanha: Aínsa, Broto, Torla e Boltaña completam a lista de pontos de interesse.

Aínsa – Boltaña – Parque Nacional de Ordesa y Monte Perdido

 

Visite Turismo de Aragón Turismo de Aragón